Ortodontia
Procedimentos realizados em Ortodontia:
• Aparelhos fixos metálicos e estéticos;
• Aparelhos móveis;
• Alinhadores;
• Aparelhos fixos linguais.
Ortodontia é a especialidade da odontologia relacionada ao estudo, tratamento e prevenção dos problemas de crescimento e desenvolvimento da face e seus ossos, do arco dentário e da oclusão. Ou seja, essa área se relaciona a disfunções dento-faciais.
No ramo, existem três segmentos. O primeiro deles é o preventivo. A criança deve fazer acompanhamento com o ortodontista para que ele possa prevenir o surgimento de problemas de crescimento dental e dos ossos da face. Nessa fase, são usados geralmente aparelhos móveis para corrigir o problema.
Quando um problema é diagnosticado, passamos para a fase interceptativa. O foco é interromper um problema que está começando a acontecer antes que ele se instale completamente. Esses problemas podem incluir posicionamento lingual incorreto, de dentes e de bases ósseas, assim como problemas respiratórios. Na ortodontia são usados tanto aparelhos ortodônticos fixos quanto móveis.
O terceiro e último segmento é a ortodontia corretiva. Normalmente, é realizada em adultos ou adolescentes que já completaram seu desenvolvimento e apresentam problemas de posicionamento de dentes e ossos. O ortodontista vai corrigir os dentes e as estruturas da face por meio do uso de aparelhos ortodônticos. Em alguns casos mais graves pode ser necessária intervenção cirúrgica.